quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

ENERGIA NUCLEAR





Outra grande forma de energia é a nuclear – energia presa dentro do núcleo de cada átomo. Uma das leis da natureza é que a energia não pode ser criada nem destruída, mas apenas mudar a forma.

A energia nuclear apresenta duas formas: a fissão e a fusão, sendo a primeira utilizada pelas centrais nucleares para produzir energia eléctrica.

Este tipo de energia, pode não ser enquadrada nas energias renováveis uma vez que implica a descarga de lixos radioactivos no ambiente, descarga esta, que é bastante perigosa porque pode reverter em danos quer para o Homem, quer para as restantes espécies e ecossistemas.





Fissão nuclear


O núcleo de um átomo pode ser separado e a fissão nuclear significa isto mesmo - separar o núcleo dos átomos. Quando isto acontece dá-se uma forte reacção química, libertando grande quantidade de energia luminosa e calorífica. Quando o núcleo do átomo é separado lentamente, a energia gerada pode ser transformada em energia eléctrica.
A fissão nuclear do urânio é a principal aplicação civil da energia nuclear. É usada em centenas de centrais nucleares em todo o mundo.
A energia calorífica resultante da separação nuclear pose ser usada para aquecer água e produzir electricidade. Assim, a energia nuclear é transformada em energia eléctrica.
A água quente é canalizada para outra secção onde vai aquecer tubos cheios de água de forma a produzir vapor. O vapor dá potência á turbina que ligada ao gerador cria energia eléctrica.





Fusão nuclear


Outra forma de energia nuclear é a fusão. A fusão significa juntar pequenos núcleos de forma a constituir um núcleo maior. O sol usa a fusão de átomos de hidrogénio para obter outro composto químico: o hélio.

A fusão nuclear liberta luz, calor e radiação




Vantagens:

A principal vantagem da energia nuclear obtida por fissão é a não utilização de combustíveis fósseis, não lançando na atmosfera gases tóxicos, e não sendo responsável pelo aumento do efeito estufa.

Desvantagens :

Para alem de implicar altíssimos custos na construção de infra-estruturas, a energia nuclear implica, no caso da fissão como já foi acima referido, a libertação de radiações e lixos radioactivos, perigosíssima quer o Homem, quer para o ambiente.


EM PORTUGAL:

Actualmente em Portugal encontra-se “aceso” o debate acerca do projecto de construção de uma central nuclear, estando ainda a decorrer estudos ambientais e económicos sobre da viabilidade este grande empreendimento, não estando ainda definidos nem data nem local para o começo da obra.

Sem comentários: